2006-11-02

"NextGen"

A nova geração de games que está despontando traz com certeza grandes avanços à indústria de games. Talvez estejamos diante do maior avanço desde o velho NES e da entrada dos games 3d.
Entretanto, o que realmente esperar de novo? Gráficos melhores? Som digital de qualidade? Cenários exuberantes?
Tudo isso com certeza agrada muito a todos, entretanto o meu entusiasmo quanto a essa nova geração não diz respeito tão somente a qualidade visual dos games, mas sim de uma imersão maior na história contada pelos games.
Títulos como Metal Gear (e como não citá-lo) há anos nos demonstram o quão imersivo um game pode ser. O quão bom os games são em contar histórias. Eu gosto muito dos velhos arcades, com pontos, "high score" e "continue", entretanto uma coisa que me emociona bastante é o fato dos games estarem se transformando num tipo de meio-termo entre livros e filmes.
Já pensaram nisso? Quem nunca ouviu aquela velha coversação "Ahh o Senhor dos Anéis é demais!" seguida de um "Ahh mas o livro é muito melhor"?
No que se baseiam essas duas visões distintas?
Basicamente no fato de que filme "mostra" e que livro "conta". Os games estão justamente nesse meio termo. Eles conseguem nos mostrar ao mesmo tempo em que contam a história. Não digo que devem substituir os livros ou a sétima arte pois cada um tem os seus "prós", mas sim agregar ao mundo uma nova forma de arte.
Eu pessoalmente acho que essa nova geração será um marco na história dos videogames, em primeira instância pelo avanço técnico, mas principalmente pelo avanço cultural. Acho que é nesta geração que os videogames vão deixar de ser coisa de "nerd viciado", para ser um aparelho como o DVD é hoje, que encanta a todos com suas histórias maravilhosas.

Originalmente postado em 24/03/2006 no site www.gametv.com.br

Nenhum comentário: